�cone contato�cone facebook

Guia de cosmética natural

Conheça um pouco mais a respeito dos benefícios dos produtos naturais na cosmética e confira simples dicas de receitas que você pode fazer em casa.

Suave como o mel

“Coma muito mel e viverá muito e bem”. Os nossos antepassados já conheciam as propriedades revigorantes deste doce segregado pelas abelhas, como atesta este antigo ditado. Mas da colmeia os seres humanos têm obtido também, desde sempre, outras substâncias saudáveis, como a geleia real, o pólen ou o própolis, hoje grandes clássicos da dietética e da saúde natural. O que nem todos sabem é que estes alimentos também fazem parte da história cosmética, já que têm sido ao longo dos séculos componentes indispensáveis na elaboração de cremes e hidratantes para a pele.

Sabemos, por exemplo, que entre os ingredientes cosméticos mais apreciados pelas mulheres do antigo Egito se faziam com mel. Com ele fabricavam excelentes cremes que misturavam com essências de flores ou pó minerais meticulosamente pulverizados. O mais conhecido será o famoso banho com que Cleópatra suavizava a sua pele, à base de leite de burra e mel. Gregos e romanos também conheciam as excelentes cosméticas desta substância. O médico grego Galeno inventou um dos primeiros limpadores dérmicos que elaborava com mel, cera de abelhas, azeite de oliveira e água de rosas, e Plínio, o célebre historiador romano, refere na sua História Natural a utilização de máscaras de mel.

A cosmética avançou muito desde então até aos nossos dias, no entanto o mel assim como todos e cada um dos produtos provenientes do trabalho da abelha, incluindo a cera, continuaram a ser empregues na elaboração de cremes e cosméticos embelezadores da pele.

Mel (nutre e hidrata)

O mel é um grande umectante natural e um estupendo alimento para os tecidos epiteliais, já que os seus açúcares naturais são semelhantes aos fatores hidratantes da própria pele que também nutrem. Por este motivo favorecem sobretudo as cútis secas e frágeis suavizando-as intensamente, ainda que em combinação com outros ingredientes também resulte uma boa máscara para todo o tipo de peles, inclusivamente para o cabelo.

Devido à facilidade na sua obtenção, teve desde sempre um importante papel na cosmética caseira, motivo porque existem centenas de receitas nas quais se emprega como ingrediente principal. Por outro lado, o mel também se pode empregar em casos de pequenas queimaduras ou feridas, úlceras, chagas ou fissuras da pele devido às suas propriedades cicatrizantes.

Pólen (equilibra o excesso de gordura)

Cada grão de pólen é uma entidade biológica em si mesmo. Quer dizer que contém tudo necessário para a vida: lipídios, sais minerais, oligoelementos, vitaminas, enzimas e outros elementos, muitos deles com uma estupenda ação emoliente e nutriente da pele. Também é sebo-equilibrante e alguns autores afirmam que é atua contra a acne (em cremes e máscaras) e contra a queda do cabelo (tomado por via interna). Esta ação pode dever-se à sua riqueza em cistina, um aminoácido que também se encontra em grandes concentrações nos nossos cabelos.

Oferecemos-lhe uma coleção das melhores receitas naturais com mel. Recorde que deve aplicar as máscaras uma vez por semana, com uma massagem suave no rosto, pescoço e busto ligeiramente umedecidos. Deixe-as atuar entre 20 a 30 minutos e uma vez secas retire-as com água morna. Não se preocupe, retiram-se muito bem, inclusive as do cabelo.

Geleia real (Mantém a pele elástica e luminosa)

Toma-se normalmente como tônico energético sem saber que ao mesmo tempo exerce um efeito hidratante interno na pele. Com efeito, a geleia real é um precioso alimento para a nossa pele a todos os níveis. Por via interna pode tomar-se em forma de cápsulas, uma por dia durante 20 dias para uma cura que regenere a pele desde o interior. Externamente, a geleia real ajuda a contrariar eficazmente os sinais de envelhecimento porque favorece a restituição celular e atrasa o debilitar dos tecidos cutâneos. O seu efeito tonificante e iluminador da pele nota-se desde as primeiras aplicações. Por este motivo, e porque facilita o restabelecimento da camada ácida, protetora natural da epiderme, a geleia real é ideal para as peles alípicas (sem elasticidade e ausência da camada ácida, o que lhe retira o seu brilho natural e lhe dá um aspecto mate).

Própolis (Limpeza de impurezas)

Da colmeia aproveita-se tudo, até o própolis, uma cera de cor castanha fabricada pelas abelhas e que utilizam para manter o seu favo asséptico. A sua potente ação desinfetante é muito adequada para limpar as feridas cutâneas e ajudar na regeneração da pele, mas na sua aplicação meramente cosmética destaca a sua propriedade dermo-purificante. Por isso é incluída na composição de numerosas máscaras adequadas sobretudo a peles gordurosas ou com acne. Diluído num pouco de óleo de amêndoas doces é ideal para aplicar-se depois da depilação ou da barba feita, no caso dos homens. Encontramos própolis nos xampus anti-caspa já que a sua ação purificante também é válida para o couro cabeludo, onde atua eliminando as partículas de caspa presentes w prevenindo a sua posterior formação.

Cera de abelhas (Protege e suaviza)

Como o mel, a cera de abelhas é um dos mais antigos cosméticos conhecidos já que é um perfeito emulsionante natural para a elaboração de cremes e máscaras, adequado para aplicar sobre a pele, pois protege e suaviza-a Também tem propriedades sebos-equilibrantes e nutritivas, e é muito adequada para aplicar sobre as zonas gretadas da pele. De fato, constitui em muitas ocasiões a base de cremes e loções para as mãos ou de batons para os lábios, tratando as gretas provocadas pelo frio. Pode encontrar-se nas lojas de produtos naturais em forma de granulado ou em pequenos pedaços de cor amarela-mel, muito fáceis de fundir para fazer cosméticos caseiros.

Máscaras com aromas deliciosos, cremes que dão ganas de os comer. Banhos relaxantes e revigorantes. Dicas para fortalecer unhas. Descubra as excelentes virtudes cosméticas dos produtos da colmeia e aprenda a utilizá-los em benefício da sua beleza e prazer.

cone contatocone facebook
Empório Ápis Botânica.
Produtos naturais.
Todos os direitos reservados ®
www.emporioapisbotanica.com.br